segunda-feira, 30 de março de 2009

How to be a megastar?


Se esta é uma das perguntas para as quais ainda não encontrou resposta as notícias são boas: os Blue Man Group comunicam-lhe da forma mais divertida como ser uma super estrela. Depois de assistir ontem ao espectáculo interactivo deste grupo posso afirmar que se quer passar cerca de 1h30 de pura diversão não perca a oportunidade de vê-los em palco.

Um espectáculo multimédia - de imagem, som, vídeo, luz, cor - onde não falta música, comédia e teatro. Onde a audiência é chamada a intervir mesmo antes da entrada em palco dos artistas. Onde se brinca com as percepções e sensações. Onde somos alertados para a importância dos nossos sentidos na transmissão de mensagens fortes e cheias de significado, mas que talvez não atinjam uma boa parte do público. Varas e canos são utilizados para provocar sons e música, painéis digitais transmitem informação aos nossos olhos, desde simples cores, símbolos, palavras, textos que nos levam a gritar, a bater palmas ou a levantar os braços.

A comunicabilidade é demasiado forte e por isso os Blue Man Group fazem questão de interagir constantemente com a audiência. Não é possível adormecer neste espectáculo! Sim, porque os Blue vão ter consigo levando uma câmara de vídeo a transmitir em directo no ecrã gigante e com toda a certeza que não o deixarão continuar de olhos fechados. Excelente para fazermos um pouco de exercício físico e mental ao ponto de terminarmos com vontade de continuar e continuar!

As mensagens fortes, que atrás referi, são como que informações subliminares nas letras das músicas e nas imagens que visionamos. O nosso quotidiano fabrica pessoas perdidas de si mesmas, que se encontram presas a uma máscara de ferro, que lhes permite resistir ao trabalho que não gostam, aos amigos falsos, à família distante, à própria solidão. A grande mensagem é esta: libertem-se! E só assim conseguirão ser uma megastar. E é precisamente isso que os Blue Man Group conseguem no final do espectáculo: a libertação do indivíduo na audiência.

Aconselho vivamente Blue Man Group!

Sem comentários: