quarta-feira, 30 de julho de 2008

Gelado do Ano eleito pelos consumidores


Numa iniciativa de marketing relacional, a Unilever Jerónimo Martins está a pedir ajuda aos consumidores da marca de gelados Olá para eleger o Gelado do Ano.

Aos "Calippianos, Cornettalistas e Magnumaníacos" pede-se o favor de votarem por SMS ou via online. Infelizmente, acabo de visitar o site da marca e não encontrei a votação disponível. Ainda me questiono por que razão as empresas insistem em divulgar informação que não se verifica na prática...

Contudo, apesar da ideia não ser uma novidade, é a primeira vez que a marca lança este género de iniciativa aos seus clientes. Para mim ganham os três! Gosto de todos com o mesmo grau de intensidade. O "velho" Calippo lembra-me os meus tempos de infância, a satisfação de refrescar a boca nos dias mais quentes. O Cornetto é o gelado do ano inteiro pois adoro o cone de baunilha! O delicioso Magnum apetece numa saída à noite, num momento de descontracção...

A experiência de envolver o consumidor final em determinadas acções da organização é algo que não pode ser descurado nos dias de hoje. O cliente gosta de ser mimado de todas as formas e esta é uma delas, atribuindo o voto decisório. É este o objectivo do marketing relacional: incrementar as relações entre a empresa e os consumidores. As pessoas gostam de sentir que não estão apenas a dar lucro à marca da qual são clientes. No marketing relacional o cliente é visto como parte integrante da estrutura empresarial e por isso deve ser motivado a interagir. O seu "dever/direito" já não é apenas o de comprar.

Uma excelente forma de fidelizar o cliente, mesmo que a curto prazo, caso a estratégia de relacionamento seja descontinuada.

Sem comentários: