terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vamos apoiar a equipa olímpica?


No dia em que Gustavo Lima anuncia que vai deixar a vela por falta de apoios eu questiono: porque razão não apoiamos nós (portugueses) a equipa olímpica em Pequim da mesma forma que a apoiamos a selecção de futebol nas competições internacionais?

Gostaria de ver uma campanha e um apelo tão grandes como no Euro 2004. Mas não. E ainda por cima tenho ouvido e lido comentários de portugueses que consideram o esforço dos atletas em Pequim uma perda de dinheiro dos contribuintes.

Afinal que importância atribuimos ao desporto? Ou para os portugueses desporto é futebol? A julgar pelas páginas dedicadas ao futebol nos jornais diários eu diria que sim. E a julgar também pelos milhões de euros envolvidos na camada futebolística de facto parece-me que os atletas que integram a equipa olímpica estão a esbanjar os parcos apoios que lhes são concedidos.

Como é que é possível exigir medalhas de ouro quando não depositamos confiança nem apoiamos os nossos atletas nos Jogos Olímpicos? E se e quando perdem afirmamos " Já estava à espera".
Mesmo a prata de Vanessa Fernandes foi recebida com algum desagrado... "Se fosse o ouro seria bem melhor"

Sonho que um dia Portugal será um país unido em todas as vertentes, que um dia vamos orgulhar-nos de sermos portugueses e vamos varrer o sentimento de pequenez e de derrota que demonstramos constantemente face aos estrangeiros. Ser nacionalista q.b. é algo de bom pois não conheço nenhum país dito mais desenvolvido e com um nível de vida superior ao nosso em que os habitantes não se orgulhem da sua bandeira.

Uma coisa é certa: enquanto esta mentalidade permanecer Portugal não avança. Espero que a próxima geração tenha mais sorte com as políticas governamentais (e políticos que, ao invés de fingir, adorem ser portugueses) para que se orgulhe de ser a juventude de Portugal.

Sem comentários: